Como encerrar sua empresa?
Ficar com pendências na Receita Federal , no Estado, na Prefeitura e em outros órgãos, custa caro para sua empresa. O melhor caminho é promover a regularização. Se pretende reativar sua empresa em médio prazo, o correto é manter inativas mas sem pendência. Agora se não pretende continuar com essa empresa, o melhor caminho é fazer o Encerramento de Empresa.
Como estamos no Estado de São Paulo, Iremos considerar que estamos em São Paulo Capital.
Antes de iniciar o processo de encerramento da sua empresa, é recomendável uma regularização em todos órgãos.
Confira abaixo o passo a passo para o processo de Encerramento de sua Empresa.
Registro do Distrato Social ou cancelamento do registro do Empresário Individual
1º Passo é preparar toda documentação para solicitação de registro na JUCESP.
Em caso de Sociedade Limitada, esses documentos precisam ser assinados pelos sócios ou seus representantes legais. Se a empresa não estiver enquadrada com Micro Empresa – ME ou Empresa de Pequeno Porte – EPP iremos precisar das certidões negativas da empresa. Com os formulários impressos direto no site do cadastro web e o distrato social assinado, podemos registrar a baixa da empresa no JUCESP.
2º Passo – Baixa da Empresa no CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas
Após o registro na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo ou no cartório, precisa fazer o pedido de baixa na Receita Federal do Brasil. Sugerimos fazer um levantamento para verificar se não existe nenhuma pendência no cnpj que possa impedir essa baixa.
Dívidas e ausência de declarações, são as causas que mais afetam esse processo. Algumas empresas que estão inativa já a algum tempo, podem ser baixada como dívida. Esse procedimento precisa ser avaliado pelo empresário, pois essas dívidas podem ser cobradas da pessoa física responsável pela empresa.
3º Passo – Baixa da Inscrição Estadual para empresas comerciais.
Essa parte é bem burocrática e em todo o processo de baixa, o que leva mais tempo. Vários fatores interferem na baixa da inscrição estadual das empresas.
Antes de solicitar o encerramento da empresa no Estado, precisamos liquidar os estoques de mercadorias se ainda existirem. O estoque físico deve acompanhar o estoque contábil.
Tendo ainda algum estoque ou bens, os sócios ou empresários devem vender ou transferir para os sócios e zerar todo o ativo da empresa.
Para realizar essa baixa, devemos fazer a solicitação através do PGD de baixa da Inscrição Estadual , preencher alguns formulários exigidos pela secretaria da fazenda e levar ao posto fiscal na jurisdição da empresa.
4º Passo – Baixa da Inscrição Municipal – CCM
Para o melhor entendimento iremos separar a baixa para dois tipos de empresa.
Empresa comercial;
Empresa Prestadora de Serviço.
Empresa comercial– Precisamos acessar o portal da prefeitura de SP e solicitar o cancelamento online. Acesse aqui o formulário de solicitação de baixa.
Documentos necessários para baixa do CCM na prefeitura:
Cópia simples do RG e CPF do responsável pelo pedido de cancelamento;
Cópia simples do Contrato Social ou Requerimento de Empresário;
Cópia simples do Distrato Social ou Requerimento de Empresário;
Comprovante de taxas pagas à prefeitura nos últimos 5 anos.
Empresa prestadora de serviços: Precisamos acessar o portal da prefeitura de SP e solicitar o cancelamento online.
Para empresas prestadoras de serviços o trabalho demanda um pouco mas de atenção, pois a prefeitura exige alguns documentos necessários para comprovação da regularidade fiscal, tendo em vista que os prestadores de serviços pagam o imposto para a prefeitura . ISS.
Documentos necessários para baixa do CCM na prefeitura:
Cópia simples do RG e CPF do responsável pelo pedido de cancelamento;
Cópia simples do Contrato Social ou Requerimento de Empresário;
Cópia simples do Distrato Social ou Requerimento de Empresário;
Comprovante de taxas pagas à prefeitura nos últimos 5 anos;
Livros Fiscais;
Recibo de Entrega da DES – Declaração Eletrônica de Serviços;
Documentos Fiscais Emitidos;
Documentos Fiscais não utilizados.
5º Passo – Encerrar Empresas no INSS :
Todas as empresas constituidas no Brasil são obrigadas a realizarem o cadastro no INSS. Para poerem realizar o recolhimento das construições devidas em folha de pagamento e retenções relizadas na contratação de alguns serviços, precisamos desse cadastro.
Após a baixa do CNPJ na Receita Federal, devemos realiza também o encerramento da inscrição da empresa no INSS
6º passo Encerramento de uma empresa na Caixa Econômica Federal:
NO processo de encerramento da empresa no regime do FGTS, a empresa precisa está sem dívidas financeiras e de entega de declarações.
Mesmo que a empresa não tenha funcionários, ou seja, os serviços sejam relizados pelos próprios sócios, a empresa precisa ter cadastro na CEF, pois uma das certidões negativas exigidas por vários órgãos e empresas que contratam seus serviços é a de regularidade no regime do FGTS.
Quando estamos realizando a baixa da empresa, também precisamos realizar o encerramento na Caixa Econômica Federal.
7º passo – Encerramento e baixa de Empresas em Sindicatos:
Outro cadastro obrigatório para todas as empresas é o sindicato patronal. Contribuições são cobradas com base legal pelo órgãos de representação. Para que a empresa não fique gerando cobrança mesmo depois de encerrar as atividades, precisamos informar o sindicato o qual a empresa está filiada que a mesma não está mais em funcionamento.