Procurando escritório de contabilidade? (11) 2645-3548 ACD Contábil

Prestação de Contas Eleitorais 2018

As prestações de contas das campanhas eleitorais que são apresentadas pelos partidos políticos e seus respectivos candidatos tornaram-se peças importantíssimas para o julgamento da lisura do processo eletivo pela Justiça eleitoral. Nossos profissionais foram capacitados de acordo com as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e atendendo as exigências do Tribunal Superior Eleitoral (tse).

Não deixe essa obrigação tão importante nas mãos de qualquer profissional, faça com quem realmente entende do processo.

Venha fazer sua prestação de contas eleitoral 2018 conosco!
Somente Contadores habilitados poderão realizar os registros contábeis no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais.

Contabilidade Eleitoral nas Eleições 2018

A Resolução de n° 23.553, publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 18 de dezembro de 2017, estabeleceu que candidatos a cargos eletivos nas Eleições 2018 necessitarão do acompanhamento de contador desde o início da campanha. De acordo com o § 4º do artigo 48 da resolução, os gastos eleitorais devem ser acompanhados por profissional habilitado em contabilidade desde o início da campanha, o qual realizará os registros contábeis pertinentes e auxiliará o candidato e o partido na prestação de contas à Justiça Eleitoral. Somente contadores poderão realizar os registros contábeis no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais.

Transparência

A Contabilidade Eleitoral, como qualquer outro campo dentro da contabilidade, exige conhecimento técnico e constante atualização a respeito da legislação vigente. Mas o ponto principal é o compromisso com a transparência das informações, tanto que o § 2º do artigo 48 da resolução estabelece que o contador é solidariamente responsável com o candidato pela veracidade das informações financeiras e contábeis da campanha eleitoral.

Mecanismos de financiamento e limites de gastos

A resolução ainda trata dos mecanismos de financiamento de campanha para as Eleições 2018 e sobre os gastos de recursos por partidos e candidatos. Uma das novidades é a possibilidade do autofinanciamento nas eleições deste ano, ou seja, os candidatos poderão usar dinheiro próprio na campanha. Deve-se observar apenas um teto de gastos preestabelecido para cada cargo. Neste caso, a presença do contador desde o início da campanha é essencial até para administrar o dispêndio de recursos e não ultrapassar o teto na campanha. A Contabilidade Eleitoral é a principal aliada dos eleitores, na fiscalização e transparência dos candidatos. Ela não é uma solução absoluta, mas garante uma razoável confiabilidade nas informações.

Dúvidas sobre serviços contábeis ? (11)2645-3548 fale com ACD Contábil

CONTATE-NOS